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Dicas

Financiamento de caminhões: o que devo saber

Publicado em 29.05.2023 |
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Encontrar, hoje em dia, opções de investimento e formas de pagamento atraentes pode ser, às vezes, um grande desafio. Se o consórcio permite melhores taxas, mas, ao mesmo tempo, implica em maior tempo de espera para o bem, o financiamento de caminhões, por sua vez, é uma saída muito interessante para as transportadoras e para os motoristas normais. No entanto, saber as minúcias e as consequências de um financiamento é essencial para não cair em um poço de dívidas.

Sobre os financiamentos

O financiamento teve um incremento de 37,7% no ano de 2019, quando comparado com 2018, segundo a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), tendo sido negociados aproximadamente 60 mil veículos no Brasil. Nesse contexto, tal forma de pagamento permite, para as empresas, um planejamento de médio e longo prazo no momento de aquisição de um caminhão. Além disso, como há diversas modalidades de financiamento de caminhões, como iremos abordar aqui, as transportadoras, e os motoristas físicos, podem ver o que melhor se encaixa em cada situação.

O que devo levar em consideração na hora de um financiamento

Planejar é essencial na hora de entrar em um novo financiamento, evitando, pois, prejuízos futuros. Logo, ao comprar um veículo, devem-se levar em conta as necessidades do seu negócio, o tempo de operação, o possível retorno financeiro do caminhão e as despesas de manutenção do veículo – elementos que irão apontar o valor que você poderá agregar com esse novo bem móvel.

Documentos necessários para um financiamento

  • Pessoa física: As informações e documentos necessários são repassados pelos vendedores nas concessionárias e agências de veículos, mas incluem, principalmente, fonte de renda, Imposto de Renda e comprovantes diversos.
  • Empresa de pequeno porte: É necessário o Imposto de Renda de Pessoa Jurídica e a relação de faturamento da empresa, assim como os documentos pessoais do responsável pela compra, como RG e CPF.
  • Empresa de médio e grande porte: Todas as informações acerca do patrimônio da empresa devem ser disponibilizadas, assim como o Imposto de Renda de Pessoa Jurídica, o contrato social, dados sobre a frota de veículos da empresa e uma relação de clientes.

Tipos de financiamento

  • Crédito direto ao consumidor (CDC): É o modelo mais comum de financiamento, cuja documentação exigida é menor. Desse modo, o CDC é um dos tipos mais simples de crédito financeiro de veículos, dando maior liberdade para a compra de um caminhão novo, ou seminovo. Nesse tipo de modalidade, as parcelas podem ser antecipadas, reduzindo, então, a taxa de juros que seria paga no decorrer contrato.
  • BNDES Finame: É uma modalidade de crédito oferecida pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e possui taxas mais atrativas, embora não possam ser quitadas com antecedência, exceto no caso de quitação de todo o contrato. O Finame financia entre 50 e 100% do valor do bem, tendo um período de carência que pode chegar a 24 meses.
  • Leasing Financeiro: Essa modalidade pode ser utilizada quando o proprietário decide manter o veículo após o fim do contrato de financiamento. Nesse modelo, o tempo de duração deve ser de no mínimo 24 meses, não contando, ainda, com a possibilidade de antecipação de contrato.
  • Leasing Operacional: Outra modalidade de financiamento, cuja característica é a locação dos veículos, que não serão, na maioria das vezes, após o fim do contrato, adquiridos pela empresa. Nesse caso, o arrendatário dos veículos pode escolher ficar com o veículo, ou devolvê-lo, sendo, portanto, uma modalidade indicada para empresas que trabalhem com uma contabilidade em lucro real, descontando, assim, o valor da prestação como uma despesa e recolhendo incentivos fiscais em outra ponta do processo.

Portanto, saber as especificidades de cada modalidade de financiamento de caminhões é essencial para fazer bons negócios e não gastar mais que o esperado. Logo, descobrir taxas de juros, prazos de pagamento e condições jurídicas especiais permitem, ainda, planejar melhor a compra e ter uma visão de longo prazo do negócio.

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